top of page

Como funciona a instalação de um IMPLANTE? Preciso ter medo?


Esta é a primeira dúvida que surge quando recebemos a noticia que será necessário remover um dente e instalar um implante.


Mas afinal de contas como que funciona esse procedimento?

Preciso ter medo?! Dói? É demorado?


Por incrível que pareça a instalação de um implante pode ser extremamente simples. Costumamos dizer ao nossos pacientes que é mais tranquilo do que extrair um dente.

Muito embora seja um procedimento simples, ainda existe um tabu muito grande sobre este assunto, pois antigamente, além de complexo, demorado e com taxas de sucesso questionáveis, era doloroso. Mas com o avanço da tecnologia ( implantes com superfície tratada) e o avanço de estudos em técnicas minimamente invasivas a instalação de um implante tornou-se tão previsível (taxa de sucesso beirando 95%) e simples, que existem casos aonde levamos apenas 15 minutos para instalar um implante. Isso mesmo! Em 15 minutos você já esta com seu implante instalado e voltando para casa.

Obviamente os casos variam de pessoa para pessoa e cada caso tem de ser estudado e avaliado por um implantodontista.

As vezes, é necessário um preparo prévio. Como por exemplo enxertos e preparação do leito. Mas não se preocupe a maioria dos casos são super simples de serem resolvidos.


Mas em relação ao processo como funciona ?

O tratamento com implantes é dividido em duas etapas:

<-- Etapa Protética:

Instalação da prótese

, ou seja "o dente"

<-- Etapa Cirúrgica :

Instalação "pino".

Ou seja, instalamos o pino depois o dente.


Então vamos conhecer melhor o processo:

1- O dente já foi extraído, ou não ?


Se o dente já foi extraído, precisamos aguardar de 2 a 6 meses para poder instalar o implante. (6 meses é somente em caso de infecção.)

Se o dente ainda não foi extraído, avaliamos a condição óssea e se possível já instalamos o implante no mesmo ato da extração. Isto sendo possível você ganha quase 6 meses de tratamento, bom né?!

Então antes de extrair um dentinho, pergunte ao seu dentista dobre a possibilidade de instalar o implante na mesma sessão.


2- Implante instalado! e agora ?!


Agora levaremos 2 pontos em consideração:

Vamos colocar a prótese (dente) na mesma sessão ou vamos aguardar o pino cicatrizar?

Quando existe uma condição óssea favorável, é possível colocar o dente na mesma sessão na qual se instala o implante (dente provisório, em resina). Então, assim que finalizar o processo total da cicatrização este provisório é trocado por um definitivo em porcelana.

Caso a condição óssea seja desfavorável o melhor a se fazer é esperar que o implante cicatrize ( 2 a 6 meses) ai então partir para a instalação do dente permanente (porcelana).


Para entender melhor de como funciona o processo, criamos este esquema para vocês:

Comments


Posts em destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Instagram Social Icon
  • Facebook Basic Square
bottom of page